sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A criatividade do carnaval 2013

Foto: Rafael Fernandes de Souza

O carnaval de Pedralva mostrou que a população também pode opinar na organização do evento, sendo um fato inédito na história da cidade, que mobilizou a comunidade através de Audiências Públicas realizadas pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura e o COMTUR foram felizes em partilhar esta decisão com o público que foi brindado com a total transparência dos gastos em 8 propostas diferentes nas quais incluíam os custos com as bandas e toda a estrutura necessária para a apresentação das mesmas. Veja as 8 propostas, clicando AQUI e AQUI.

Audiência Pública na Câmara Municipal   Foto: Ana Bustamante

Após a decisão final, os voluntários arregaçaram as mangas para reestruturar e ampliar os antigos enfeites da prefeitura, fato já mencionado no texto Programação do Carnaval 2013.

Algumas máscaras na oficina

Os voluntários responsáveis pelos enfeites doaram, além do tempo, uma grande dose de criatividade, paciência e determinação para concluir este minucioso trabalho como aquele realizado nos blocos carnavalescos, salvo as devidas proporções.

Enfeites instalados, palco montado, banheiros químicos e lixeiras em seus lugares, bandas ensaiadas, mas o carnaval não seria o mesmo sem a participação dos foliões. Eles completam esta festa animada com o gingado brasileiro e as famigeradas fantasias. Elas sem dúvida são uma atração à parte.

Os foliões pedralvenses ganham em simpatia, criatividade e muita originalidade na produção para o carnaval. Através do Facebook, copiei as fotos - com a autorização dos seus autores - de alguns foliões e suas fantasias.

Pra começar, uma turma carismática resolveu fantasiar-se de personalidades famosas. Nádia, como Hebe Camargo, brilhou na apresentação dos colegas que, junto com ela, passaram desta para a melhor. O sucesso foi tanto que o grupo realizou uma performance no palco do evento. 
Esta divertida turma do além retornou com a ajuda do pai de santo interpretado por Davi Tedesco (na foto à esquerda). Ao lado dele, Sabrina (Carmem Miranda), Patrícia (Dercy Gonçalves), Caian (Chacrinha), Alice e André (Jessie e Woody da animação Toy Story), Nádia (Hebe Camargo) e Terezinha (chacrete).

Foto: Autor Desconhecido

Abaixo, alguns dos mesmos personagens acima na companhia do Wando (interpretado pelo Écio).

Foto: Ana Isabel Barquete

Guilherme Faria é bastante conhecido devido à sua originalidade nos carnavais. Cada dia ele surge com uma fantasia diferente e engraçada. Abaixo estão duas versões deste ano. Quais serão as fantasias de 2014?

Adelaide - personagem do humorístico Zorra Total (Rede Globo)

Foto: Ana Isabel Barquete 

Prisioneiro


As Marinheiras deram o ar da graça com um grupo cheio de estilo: Daiana Juliano, Daiana Silva, Denise, Maraísa, Tayla e Luciane (à direita).

Foto: Ana Isabel Barquete

E as Meninas Coloridas encheram os olhos dos demais foliões com as cores do carnaval: Alice, Camila, Letícia, Cibele, Ana Helena e Júlia (à direita); sentadas: Thais e Ana Carolina (à direita).

Foto: Maísa Bustamante

Os integrantes do Bloco dos Bebuns transformaram-se em bebidas de todos os gêneros.

Foto: Adriana D'Oliveira

Será que elas se inspiraram no carnaval de Veneza?

Foto: Gabriela Leite

Da esquerda para a direita: Natália, Angelita, Otávia, Adriana, Tatiane, Aline e Giovana.

João Luiz e Otávio foram os "Pescadores de Amor"

Foto: Adriana D'Oliveira

Leandro como o prisioneiro na foto com Angelita. Ele perdeu a chave do cadeado e teve que arrebentar a corrente para se soltar.

                                          Foto: Adriana D'Oliveira

O Bloco do Índio esbanjou versatilidade com as caras pintadas.

Foto: Ana Bustamante

O Bloco da Terceira Idade ficou charmoso com o traje cigano.

 Foto: Adriana D'Oliveira

Os personagens dos longas de animação também marcaram presença:

Os Flintstones
Fred e Barney
 Foto: Adriana D'Oliveira

Toy Story
Woody, Jessie e Mineiro
Foto: Lana Bustamante

A chapeuzinho vermelho procurava o lobo mau.

Salete e Fátima
Foto: Ana Isabel Barquete

E quem diria! A Macaca Dançarina ganhou um par neste ano.

Foto: Lana Bustamante

Parabéns a todos os envolvidos na organização desta grande festa e a todos os foliões que contribuíram para  animar ainda mais este evento que trouxe cinco bandas diferentes e a Charanga Santo de Casa com as marchinhas. É Pedralva mantendo o novo e, ao mesmo tempo, resgatando a tradição dos antigos carnavais.

Charanga Santo de Casa durante a matinê

Veja também:

2 comentários:

  1. Passei o carnaval em Pedralva - ou parte deste, devido a um ligeiro incidente que atrasou-me a chegada na cidade - e fiquei maravilhado com a receptividade e acolhimento das pessoas que conheci; sem contar o fato de que tudo transcorreu na maior tranquilidade. Os foliões só se preocupavam em liberar a alegria, queimar energia; sem promoverem quaisquer transtornos. PARABÉNS PEDRALVA!!!
    Penso que é assim que se consegue resgatar a beleza e glamour desse evento "pagão"... Que sirva de exemplo pra outros municípios de Minas e do Brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Este é o resultado de um esforço conjunto dos vários segmentos da sociedade.
      Que Pedralva continue a valorizar a sua cultura, os seus lugares e o seu povo.
      Aguardamos sua nova visita e obrigada pelo comentário.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...