domingo, 24 de outubro de 2010

A Pedra Branca

Outro paredão de pedra que compõe a paisagem de Pedralva é a Serra da Pedra Branca, com 1847 metros de altitude e grande extensão de Mata Atlântica.

Pedra Branca - cortesia do Grupo Excursionista

Na época da colonização do Brasil, toda esta região era conhecida como Sertão da Pedra Branca, devido ao imenso maciço de pedra em meio à Mata Atlântica ainda preservada.
Ao recordar a história de nossa cidade, percebemos o quanto a Pedra Branca está presente desde a sua origem até os dias atuais. O nome de Pedralva já foi modificado por diversas vezes e, dentre elas, a Pedra Branca estava presente: São Sebastião da Pedra Branca, Pedra Branca e o atual, Pedralva. Em 1º de janeiro de 1944, nossa cidade recebeu o seu atual nome oriundo de PEDRA + ALVA em referência a este majestoso paredão de pedra que circunda a região.

O curioso é avistar a Pedra Branca através do município de Pedralva, pois a porção "alva" desta pedra não está voltada para o lado da nossa cidade, já que a mata nativa cobre toda esta região.

Foto: Thadeu Lopes

Vista do município de Pedralva

Além de Pedralva, a Pedra Branca também é vizinha dos municípios de Conceição das Pedras e Cristina. A sua porção "alva" é amplamente avistada da cidade de Conceição das Pedras.

Vista de Conceição das Pedras

Vista do município de Natércia

Vista do município de Jesuânia (foto: João Tura)

Há duas maneiras de chegar ao alto da pedra: uma é pela mata, através das trilhas no município de Pedralva, sendo esta a mais difícil devido à subida intensa pelo interior da floresta. Outra, mais fácil e praticada, é pela estrada sentido Conceição das Pedras. Pouco antes da entrada da cidade, há um trevo (esquerda, Conceição das Pedras - direita, Pedra Branca), sendo que a estrada depois da encruzilhada está conservada com alguns pontos críticos de subida e pedras.
O ponto de parada é na Pedra do Helicóptero, onde há uma imensa pedra circundada por árvores e plantas. Ao lado dela está a trilha para a subida da Pedra Branca, onde o trajeto só pode ser realizado a pé. As terras de acesso à pedra são de propriedade particular, por isso há vacas e, para se ter acesso à Pedra do Helicóptero, é preciso passar por dentro de um curral.

A Pedra do Helicóptero

A região da Pedra Branca, assim como o Pedrão, possui um grande potencial turístico e o local é extremamente rico em possibilidades para os aventureiros, esportistas ou simplesmente para as pessoas curtirem a paisagem do Sul de Minas. Há uma extensa área para camping selvagem, tanto no acesso à pedra _ próximo ao Helicóptero _ como no alto da montanha. As trilhas são excelentes para a prática de trekking, também a escalada e o voo livre são largamente praticados.

Infelizmente, alguns turistas estão depredando esta área de preservação ambiental: descartam lixo em local inadequado, escrevem nas pedras, acabam com a nascente que existe na trilha da subida (lado de Conceição das Pedras).
A consciência da preservação deve estar arraigada em cada um de nós, seja em nosso lar, nossa cidade e também nos lugares onde visitamos. Preservar a Pedra Branca é manter um imenso patrimônio da fauna e flora brasileira, pois várias espécies dependem deste habitat para sobreviver.

A nascente da Pedra Branca

Área de camping no alto da pedra

O esforço de subir nas trilhas é recompensado com belíssimas paisagens.



Pedralva vista da Pedra Branca




Pedra Branca e Pedrão, duas belezas naturais do Sul de Minas as quais possuem atrativos ambientais e turísticos, desde que colaboremos para a sua conservação.

                                                                                       Foto: César Abreu Braga

A seguir, um vídeo da Pedra Branca postado por Vinícius Montgomery:


6 comentários:

  1. Que lugar!!!! Parabéns Mônica pelo seu trabalho, mto bacana mesmo,não vejo a hora de ta indo em pedralva, to ficando doido, ehheh...em fimm quero escalar os dois...pedrão e a pedra branca...sem duvida mta adrenalina..hauhauhau abraçooooo

    ResponderExcluir
  2. PEDRA BRANCA SEMPRE VAI SER BONITA,LINDA E DESEVOVIDA

    ResponderExcluir
  3. Mais fotos aqui: http://www.flickr.com/photos/52993624@N08/sets/72157631487644960/


    Lindo lugar.

    ResponderExcluir
  4. Mais fotos aqui:
    http://www.flickr.com/photos/52993624@N08/sets/72157631487644960/


    Lugar lindo demais.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu escalei agora em Janeiro e essa nascente estava seca, ainda bem que tínhamos levado bastante água.

    ResponderExcluir
  6. Lindo local, esse termo pedra branca e citado nas literaturas e documentos históricos do período de colonização! Parabéns aos administradores da página! Abarço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...