domingo, 19 de dezembro de 2010

Uma tradição das festas mineiras

As festas de Minas são minuciosamente elaboradas com barracas ornamentadas, quitutes variados e muita música. É claro que os eventos atuais perderam um pouco do entusiasmo das épocas passadas, mas a tradição ainda continua.

Janeiro é o mês do padroeiro de Pedralva _ São Sebastião _ quando é promovida a festa em benefício da paróquia que leva o seu nome. As barracas, os quitutes e a música continuam, mas uma tradição que antes encantava os moradores e visitantes não está mais presente na tradicional Festa de São Sebastião: OS CARTUCHOS.

Os cartuchos são cones feitos com cartolina e decorados com coloridos papéis de seda e flores artificiais. Em seu interior, encontram-se doces e sequilhos dos mais variados tipos. É um deleite para os olhos e também para o paladar. Os enfeites são tão bem elaborados que algumas pessoas utilizam-nos como decoração.


Existem diversos motivos para decorar os cartuchos. Para obter um bom acabamento, basta ter paciência, criatividade e delicadeza ao manusear o papel, a tesoura e a cola.

Conheçam alguns tipos de decoração de cartuchos:

                             Papel dobrado e repicado              Abrir as extremidades

                  Colar toda a borda do papel              Colar no cone de baixo para cima

Este é o efeito do papel dobrado repicado

               O repicado pode ter maior espessura     A tesoura faz o molde no papel

Papel repicado em espiral

   A agulha de crochê também ajuda a decorar      

Papel repicado com agulha de crochê

A tampa do cartucho também recebe um tratamento especial

O colorido e as flores complementam o modelo

O transporte deve ser realizado com cuidado para não amassar os cartuchos

Algumas pessoas utilizam como objeto de decoração

Nota:
Nilza Rosa Bustamante aprendeu a fazer cartuchos com sua mãe, Maria Alves da Rosa, em Conceição das Pedras - MG. Naquela época, elas confeccionavam 600 cartuchos para a tradicional festa da cidade, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.
Os cartuchos das fotos foram feitos para a festa de Gonçalves - MG.

4 comentários:

  1. Nilza , lindo seu trabalho. Era isso mesmo que procurava, pois o Padroeiro de minha Paróquia é São Sebastião aqui em Lagoa Santa MG, e eu por já conhecer esse trabaljo seus, procurei informar-me pois quero fazer e levar pelo ou menos 1 para o leilão . Quero introduzir essa maneira lúdica e linda de fazer as coisa. O mundo ultimamente precisa um pouco mais disso. Meu abraço.Vera

    ResponderExcluir
  2. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii lindo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe Iracema esposa do João Tiago fez muitos para ajudar nas festas! Gostaria de saber se vocês têm fotos da antiga Escola Arcádio de Moura, ficava onde é a rodoviária agora, eu estudei lá! Rose Maria Ferreira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...