sábado, 3 de novembro de 2012

Recuperação das nascentes em Pedralva

As previsões dos cientistas não são animadoras referente a escassez dos recursos naturais, principalmente relacionadas a água, cuja falta será um grande problema para a humanidade nos próximos anos. Seu uso indiscriminado associado a má conservação dos aquíferos, lentamente vão extinguindo os recursos hídricos e, se desde então não nos  preocuparmos com a situação, poderá ser tarde demais quando o problema atingir dimensões maiores e devastadoras.

Pensando no futuro, o Grupo Excursionista Pedra Branca - GEPB _ Associação sem fins lucrativos considerada de Utilidade Pública para o município de Pedralva _ pela lei municipal 1.041/1996, vem convidar os Produtores Rurais interessados em recuperar suas nascentes para cadastro junto à instituição. Este cadastro faz parte da continuação de um projeto já iniciado em Brasópolis pela Ong Grupo Dispersores. 


O projeto inteligentemente intitulado “De Olho nos Olhos”_ já que nascentes são olhos d'água _ entra agora numa nova fase: a implantação em outras cidades na região do Alto Sapucaí, e Pedralva está entre elas. O GEPB é parceiro do projeto há 2 anos e agora é responsável pela ampliação na cidade de Pedralva. Para o momento, apenas o cadastro é realizado através de um Termo de Compromisso a ser assinado pelo proprietário da terra e o responsável pelo projeto. Posteriormente, todas as nascentes cadastradas serão vistoriadas para se analisar a viabilidade da recuperação. 

O produtor participará de todo o processo e nenhuma intervenção será feita sem que concorde plenamente. O projeto se responsabilizará pelo fornecimento das mudas, cerca, moirões, insumos e orientação técnica para recuperação da nascente. Serão feitas análises da água em 3 diferentes períodos em todas as nascentes para avaliar a quantidade e qualidade da mesma.

A Educação Ambiental também compõe as ações do projeto com a parceria do GEPB e a Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura. Os alunos terão participação garantida em algumas recomposições, dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela escola sobre o tema.

Para conhecer mais detalhes, leia a Cartilha "De olho nos olhos" que explica o passo a passo do projeto e a importância da preservação das nascentes, clicando AQUI.

Para participar do projeto é só seguir um dos caminhos abaixo
- Procurar os membros do GEPB ou a Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura
- Procurar o Caio na Prefeitura Municipal de Pedralva e pegar o Termo de Compromisso para o cadastro.

4 comentários:

  1. Gostaria de me aprofundar no assunto e tentar introduzir no município de Heliodora após obter a ajuda de vereadores e proprietários de terra interessados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro ejdutra2,

      Entre em contato com o Grupo Dispersores: http://www.dispersores.org/fale_conosco.php

      Abraço,

      Mônica

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...