sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ouro de Minas


DO SAGRADO AO PROFANO, UM CARNAVAL INDIANO é o tema do primeiro desfile do bloco Ouro de Minas que neste ano estreia no cenário carnavalesco pedralvense de maneira animada e pomposa, mostrando que veio para resgatar um carnaval que há muito tempo não se via nesta cidade desde os extintos blocos Unidos por Acaso e Coisa Nossa.

Os detalhes do bloco que hoje vai desfilar através das ruas da cidade povoaram o imaginário de seu idealizador _ Lissandro Carneiro Fernandes _ durante 14 anos. Para personificar suas ideias, Lissandro confeccionou maquetes das fantasias, alegorias e adereços, sem saber quando este sonho tornaria-se realidade. Seu planejamento foi apenas o pontapé inicial, mas a decisão de organizar tal façanha foi incorporada após o carnaval de 2011. Sendo assim, Lissandro trabalhou incansavelmente para dar vida ao primeiro desfile do bloco, iniciando através de uma pesquisa rigorosa sobre a cultura indiana e depois cuidando dos inúmeros detalhes que envolvem a magia do carnaval.

As maquetes das fantasias e adereços

Nosso mais novo artista é extremamente persistente, criativo e dedicado, atuando em todas as fases da produção: criou o nome do bloco; planejou e confeccionou as fantasias, prestando atenção em cada detalhe; compôs o samba-enredo e promoveu três eventos para arrecadar fundos a fim de concluir esta arte tão minuciosamente planejada.

* Lissandro concluindo a sua criação

Todo carnavalesco deve contar com a ajuda de pessoas engajadas neste audacioso projeto. Para promover o Ouro de Minas, uma equipe mobilizou-se para ajudar a concluir os trabalhos de confecção dos itens do bloco, a promover os eventos e a divulgar as fantasias para os foliões interessados em prestigiar o desfile. Leni Monti foi a mais atuante parceira que não mediu esforços para ajudar Lissandro nesta empreitada.

Leni e Lissandro - foto retirada do blog Ouro de Minas

* Alguns adereços

Samba-enredo do Ouro de Minas 2012:

Letra: Lissandro Carneiro Fernandes
Música: João Carlos Claudino

Na alma de um folião 
Busquei meu tesouro encantado 
Na lua serena de Minas
Na noite de um mascarado !!

Valsei, brilhei fantasia
Sorrisos de um arlequim
A alegria deixar
Não, não custou sonhar !!

Confetes e serpentinas
Pierrôs e Colombinas
Em versos, blocos reais
Coloridos os nossos carnavais !!


________________________________________________________________

Obrigada, Lissandro, que gentilmente me recebeu em sua casa para contar a história do bloco e mostrar alguns itens que hoje estarão no desfile. Pedralva precisa de pessoas com este espírito de iniciativa e perseverança em todas as áreas para melhorar cada vez mais esse pedacinho tão bom do sul de Minas.

* Fotos retiradas do perfil do Lissandro no Facebook

Visite o blog do bloco Ouro de Minas: http://blocourodeminas.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Parabéns ao Lissandro, por sua coragem, força e persistência ao tomar essa iniciativa nada fácil de resgatar um Carnaval que todos amamos!

    Um Carnaval de tradição e beleza! Parabéns pela letra do Samba- enredo, cheia de encanto e poesia.

    Desejo muito sucesso nesse Carnaval e que seja o primeiro de muitos outros para o Bloco Ouro de Minas!
    Parabéns também a todos que se juntaram a ele e o apoiaram nessa tarefa! Feliz carnaval a todos!

    Abraços de quem o admira muito!

    Angela Caldas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...