quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um casarão que se foi

Pedralva possui um vasto patrimônio histórico, tanto na zona urbana, como na rural. Os casarões em estilo colonial mantêm a história e a beleza arquitetônica do município, mas, para manter todo este potencial, é necessário muito investimento. Se o proprietário não possuir recursos financeiros, deve-se recorrer ao poder público para requerer o tombamento.

Infelizmente, algumas construções encontram-se completamente abandonadas e outras simplesmente desapareceram, pois a estrutura cedeu devido à falta de manutenção.
Um dos casarões que se foram estava no bairro Castelhano e era de propriedade do Gil Magalhães. Os motivos de sua ruína não estão em questão, entretanto tal fato merece atenção para alertar os donos das propriedades e as autoridades a preservarem a história arquitetônica de Pedralva.


A propriedade pertenceu ao Antônio Machado Abreu e Dona Miquita, filha do coronel Gaspar José de Paiva, o coronel da estátua da praça situada em frente à matriz.

D. Miquita e Tonico Machado

                       Busto do Coronel Gaspar

 O casarão do Castelhano estava em ruínas há décadas até desmoronar por completo há quase dois anos, levando consigo uma parte da história da cidade de Pedralva e a beleza imponente de sua estrutura da época dos coronéis.

Fachada do casarão

Fachada do casarão atualmente

Vista lateral da fachada

Vista lateral atualmente

Vista lateral

Atualmente

Parte posterior da casa

O que sobrou da propriedade

Fotos: Márcia Bustamante
Colaboração: Guto

* A foto de D. Miquita e Tonico Machado foi retirada do livro Pedralva: terra amada de José Hamilton Caldas, Gráfica Amaral Emb. e Editora Ltda, 2006.

Veja também:
Uma praça que se foi

Um comentário:

  1. Ah, minha infância esbarrou por aí algumas vezes, com meus primos e tios...
    E as histórias de minha família...lugar lindo este, cheio de encantamento...
    Pena que tenha ruído isso tudo...mas as lembranças, estas levarei para sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...