domingo, 21 de novembro de 2010

A seresta pelas ruas da cidade

Pedralva possui um infindável grupo de artistas que, quando estão reunidos, promovem um verdadeiro evento de alto nível. Foi o que ocorreu na noite do dia 27/09, quando vários músicos, pessoas da comunidade e o coral "Vozes da Terra" _ sob a regência de João César _ promoveram a seresta pela II Mostra Cultural da cidade.

Os instrumentistas e cantores reuniram-se na Praça da Matriz, às 21:00, de onde partiram rumo às principais ruas da cidade com as suas graciosas melodias. Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram alguns dos compositores celebrados nesta noite e os pedralvenses deleitaram-se com as canções dos velhos tempos.

Cada espectador defronte de sua residência recebia uma sessão particular de música, pois o grupo sempre interrompia o seu percurso diante da plateia. Ao final de cada canção, ouvia-se o ressoar dos aplausos e os artistas reiniciavam a caminhada pelo trajeto que culminou na residência de Antônio Nélcio de Abreu (Chinho), homenageado com a música "Se todos fossem iguais a você" de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Chinho completou mais um ano de vida no dia 28/09 e recebera esta merecida homenagem pouco antes da meia noite. Entusiasmado com o coral de vozes e instrumentos, solicitou mais uma canção e foi prontamente atendido: a música pedida foi "Carinhoso" de Pixinguinha.

Um dos momentos mais tocantes foi o encontro dos seresteiros com Dona Agostinha _ nossa inesquecível regente de várias gerações de corais e idealizadora/fundadora do Pedra Branca em Serenata. Ela fez questão de assistir ao espetáculo, mesmo com dificuldade de se locomover, e se emocionou ao apreciar os acordes e as vozes.

Merecem todo o nosso reconhecimento os cantores do coral "Vozes da Terra" e da comunidade. E também os intrumentistas: João César da Silva, Paulinho Faria, Sebastião Tarcísio Raimundo, Diovani Bustamante, João Carlos Claudino, José Henrique Paiva, Dárcio Valentim e Luiz Fernando Silva.

Parabéns à equipe de coordenação da II Mostra Cultural de Pedralva que trabalhou incansavelmente para a realização deste projeto: João César da Silva, Rafael Fernandes de Souza, Renata Campanhã, Diovani Bustamante e João Paulo Braga.
 
Texto publicado no jornal "O Centenário" nº 268 de Outubro 2010
 
A seguir um vídeo cedido por Rafael Fernandes de Souza onde os seresteiros cantam "Cálix Bento" (Folclore adaptado por Tavinho Moura) em frente à residência do Chinho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...