domingo, 2 de junho de 2013

A Festa de Santo Antônio no feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi, em Pedralva, foi animado com a tradicional Festa de Santo Antônio, na Praça da Matriz, em sua 44ª edição.
Uma grande estrutura foi montada para oferecer algo que há muito tempo não se via nas cidades do interior: o resgate das festas bem elaboradas e organizadas, oferecendo atrativos visuais, artísticos, de entretenimento e gastronômicos, respectivamente, com os enfeites; apresentações da Dança de São Gonçalo e quadrilhas; bingos e pescaria; variados salgados e doces.

Multidão reunida no Centro da cidade

As Irmãs do Lar da Criança Nossa Senhora de Fátima foram as mentoras e organizadoras deste evento e também contaram com a colaboração de voluntários da comunidade e do comércio de Pedralva, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Taubaté, São Paulo, Itajubá e Piranguinho. Mais uma vez, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal ofereceram um grande apoio para a realização desta festa.


Neste ano, o concurso de quadrilhas não pôde ser realizado devido à falta de participantes, pois apenas duas equipes inscreveram-se - Academia Studio Fitness e Colégio RH Positivo. Por isso, a organização do evento optou por dividir o valor da premiação.

Quadrilha do Colégio RH Positivo - vencedora em 2011 e 2012 - participou neste ano com Alice Bustamante e Talles Braga (os noivos do arraial) sob o comando de Rafael Fernandes de Souza

Todas as noites, houve as rodadas do bingo que ocorreram ao lado do serviço de atendimento da barraca. Foram distribuídas muitas prendas para os sortudos das cartelas, entretanto os não contemplados puderam tentar a sorte na "Caixa do pé frio" através do sorteio da própria cartela da rodada perdida.

Paulo José Patrício foi o mestre de cerimônias do bingo

Os quitutes sempre são uma atração à parte: pastéis, pizzas fritas, frangos assados, espetinhos, quentões, roscas, doces, broas de pau-a-pique e cartuchos.

Banca de doces

Ainda na banca de doces, está o pilão que será leiloado. Criado pelos organizadores do evento, o "Leilão do Pilão" está agitando os interessados em cada lance. Os participantes da festa podem oferecer o seu lance na barraca de atendimento e o término do leilão foi estendido para o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, quando ocorrerá o último dia da festa.

O Leilão do Pilão

Como o dia 13 de junho será em uma quinta-feira, o feriado de Corpus Christi contribuiu para celebrar o dia de Santo Antônio com a presença dos pedralvenses ausentes e visitantes. Mas quem ganhou foi o santo que recebeu duas festas caprichadas em um mesmo ano.

Palco do evento

Parabéns às Irmãs do Lar da Criança, voluntários e Departamentos que ofereceram o que têm de melhor e estão ajudando a resgatar a tradição pedralvense nos eventos do município.

NOTA DA REDAÇÃO

Este texto foi publicado no jornal "O Centenário" - junho de 2013 - Nº 300

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...