segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2013

Hoje começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que terminará no dia 26 de abril. No sábado, dia 20, o Posto de Saúde e a Unidade da *ESF 3 no Bairro São José irão atender especialmente em favor da campanha. Os profissionais irão vacinar os usuários que integram o grupo alvo da campanha no período das 8:00 às 16:00.

                                      GRUPOS A SEREM VACINADOS

1- Crianças de seis meses a menores de dois anos: deverão receber a vacina contra influenza. 


2- Gestantes: deverão receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional. A vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. 


3- Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar qualquer documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

4- Trabalhador de Saúde: eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses. Como exemplo: o trabalhador que atua na atenção básica /estratégia saúde da família e os agentes de endemias, pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva. Assim, trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, bem como recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias e etc.

5- Povos indígenas: a vacinação será indiscriminada para a toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.

6- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina Influenza.

7- População privada de liberdade: deverão receber a vacina contra a Influenza.

8- Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas): a vacinação contra influenza tem contribuído na redução das complicações e da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas e outras condições especiais deverão ser incluídas na campanha de vacinação de 2013. Confira a listagem completa no Informe Técnico do Ministério da Saúde, clicando AQUI.
No entanto, a prescrição médica - contendo o nome do agravo - deverá ser apresentada no ato da vacinação.


ENTENDA A INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório; é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os vírus influenza são da família dos Ortomixovírus e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica, podendo sofrer mutações. Os vírus A e B são responsáveis por epidemias de doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos, com duração de quatro a seis semanas e frequentemente associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão  e secreção nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça.

A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

A principal ação efetiva contra a Influenza é a vacinação anual  que é recomendada para a proteção dos grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior.


PESQUISAS

Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Nichol e colaboradores (2007) publicaram no New England Journal of Medicine o efeito da vacinação antigripe em idosos durante 10 anos, em três regiões norte-americanas diferentes. Eles demonstraram que a vacinação foi associada a uma diminuição média de 27% no risco de hospitalização por pneumonia ou influenza no inverno e a uma redução de 48% no risco de morte por qualquer causa. Essa redução no risco de morte ocorre devido à associação do infarto do miocárdio e derrame à influenza.

Conforme os dados de meta-análise publicados em 2011 no jornal “The Lancet”, onde foram analisados 31 estudos no período de 1967 a 2011, sobre a eficácia e efetividade das vacinas influenza, encontrou-se uma eficácia geral de 67% neste período. A população com maior benefício foi a de adultos entre 18 e 55 anos de idade, HIV positivos (76%), adultos saudáveis entre 18 e 46 anos de idade (70%) e crianças saudáveis com idade entre 6 e 24 meses (66%).

Estudo realizado no Brasil, sobre o perfil da morbidade hospitalar por causas relacionadas à influenza (incluindo os códigos do CID-9 e CID-10 referentes a pneumonias, influenza, bronquite crônica e não especificada e obstrução crônica das vias respiratórias não classificadas em outra parte) para o período anterior (1992 a 1998) e posterior (1999 a 2006) à introdução das campanhas de vacinação contra a influenza, demonstram uma redução do coeficiente, principalmente para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Umas das hipóteses levantadas nesse estudo é que a introdução da vacinação contra a influenza dirigida à população idosa a partir de 1999 tem refletido positivamente na prevenção das internações por esse agravo.


* ESF: Estratégia de Saúde da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...