sábado, 13 de julho de 2013

Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social

Conferência, no dicionário, significa ato de conferir, verificar, reunião para tratar de assuntos aos que nela tomam parte, preleção, discurso. 
Na próxima semana, será realizada, em Pedralva, a Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social, sendo que, como as próprias definições acima demonstram, toda a população pedralvense está convidada para se reunir e avaliar as metas anteriores da Conferência realizada em 2011 e discutir os problemas, necessidades e apontar soluções.

A Conferência Municipal configura a participação popular na gestão, sendo garantida na Lei nº 8142/90 que criou o Sistema Único de Saúde, o SUS. É uma forma de atender as necessidades da população de maneira mais eficaz e direcionada, permitindo um conhecimento, por parte do poder público, da real situação da saúde e assistência social em nossa cidade.
Por isso, caro leitor, o seu comparecimento irá contribuir para o planejamento das ações da Prefeitura Municipal para os próximos 2 anos de governo, sendo uma oportunidade e tanto para quem deseja melhorar os serviços, afinal, toda crítica construtiva será bem-vinda.

Como o município de Pedralva é extenso, no dia 18 de julho, próxima quanta-feira, haverá a Pré-Conferência para a zona urbana às 19:00. Durante a Pré-Conferência, faz-se um levantamento de todas as questões através dos grupos correspondentes a cada bairro. A Pré-Conferência serve para cada cidadão apontar todas as necessidades de cada canto do município, pois só ele sabe como está a situação em sua comunidade.
No dia 20 de julho, sábado, às 14:00, haverá a Pré-Conferência para a zona rural e, para facilitar o acesso ao local do evento, os ônibus da Prefeitura estarão disponíveis para trazer os moradores dos bairros para a cidade. Quanto mais moradores participarem do evento, mais questões poderão ser levantadas e a melhoria no sistema de saúde e assistência social será garantida.

Depois da exposição de todas as questões de cada bairro durante a Pré-Conferência, haverá uma Conferência Final que irá ocorrer no dia 4 de agosto, domingo, às 14:00. Nesta última etapa, reúnem-se os Delegados que são os representantes de cada bairro eleitos na Pré-Conferência. Eles irão organizar e construir as metas para os próximos 2 anos usando o bom senso de atender todas as necessidades da população.

Todas as reuniões irão ocorrer na Câmara Municipal e vocês já podem pensar nas questões referentes ao seu bairro para colocar em pauta durante a Pré-Conferência.
É o povo de Pedralva lutando para melhorar suas condições de vida através da participação no planejamento das ações do poder público municipal.

terça-feira, 2 de julho de 2013

ONG Resgacti começa a atuar em Pedralva

No dia 25 de junho, foi realizada mais uma reunião para definir a atuação dos voluntários e eleger o representante da ONG Resgacti em Pedralva. Autoridades políticas, veterinários, membros da comunidade e até moradores de São José do Alegre, que atuam na ONG Resgacti daquela cidade, estavam presentes.


Gilberto Andreotti, presidente da ONG, retornou a Pedralva para realizar mais orientações e organizar a atuação da Resgacti em nossa cidade através de um representante, dos conselheiros e dos atendentes. O call center foi criado para atender a população na resolução de problemas, dar orientações e promover a castração dos animais. Andréia, Juliana e Sevila são as atendentes da Resgacti em Pedralva e você pode ligar para um dos telefones abaixo para contactar uma delas:

Andréia: 9115-3192
Juliana: 9932-3028
Sevila: 3663-1932 ou 9919-6105

DEMAIS MEMBROS DO CONSELHO

Representante: Monique Braga (veterinária)

Conselho Administrativo: Catarina, Monique e Aline

Responsáveis pela captura dos animais: Marcelo, Ricardo e Valdinei


A Resgacti é mantida com recursos próprios oriundos da doação dos colaboradores. Toda doação efetuada em Pedralva, será revertida para a Resgacti em nossa própria cidade nas despesas com alimentação, remédios e castração dos animais. Quando a entidade receber o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), poderá angariar fundos através de doações de empresas as quais poderão descontar do Imposto de Renda. Mas, por enquanto, a ONG vai contar com a ajuda dos colaboradores que podem contribuir com qualquer quantia. Os postos de arrecadação são: o Sindicato Rural e a Casa Lotérica.

Sendo assim, o colaborador deverá escolher um dos postos de arrecadação mencionados acima, pois seu carnê ficará retido para evitar a ação dos oportunistas que utilizavam os carnês para obter recursos próprios.
O sistema de arrecadação consiste em três vias por pagamento - uma do contribuinte, outra do posto de arrecadação e outra da Tesouraria - para evitar fraudes nos valores arrecadados. Gilberto ressaltou que o colaborador pode saber quanto doou em qualquer época, pois eles possuem uma planilha que contém os valores arrecadados de cada contribuinte, além da Prestação de Contas realizada mensalmente.

Carnê da Resgacti

Os contribuintes que não moram na cidade podem efetuar um depósito identificado na conta da Resgacti ou fazer o depósito e enviar a foto do comprovante para o e-mail da ONG.

Banco Bradesco
Agência: 1275-0
Conta Corrente: 0659150-7


O transporte e o local destinado para abrigar os cães de rua serão fornecidos pela Prefeitura que escolheu uma escola situada no bairro Furnas - a Escola Estadual Santa Gema - para sediar o canil após algumas modificações pontuais que ainda serão realizadas.

Fachada da escola Santa Gema no bairro Furnas - Foto: Luiz Marcelo R. Rezende

O envolvimento e o entusiasmo da população pedralvense foram elogiados pelo presidente da ONG, Gilberto Andreotti, e também pelos integrantes da Resgacti de São José do Alegre. O grande número de voluntários é uma prova de que a população está empenhada em resolver o problema dos cães de rua da cidade e resta saber se os proprietários dos animais também estarão empenhados em castrar os seus cães ou gatos.

Gilberto durante a segunda reunião

A Resgacti não irá recolher todos os animais que estiverem nas ruas, pois o canil vai abrigar um número reduzido de cães que serão escolhidos de acordo com o seu comportamento. Os animais que possuírem donos serão encaminhados para suas residências e os proprietários serão orientados a não deixar os cães soltos nas ruas, submetidos a riscos como atropelamento e maus tratos.

A próxima reunião da Resgacti ocorrerá no dia 10 de julho (quarta-feira) na Câmara Municipal. Participe você também!


Veja também:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...