sexta-feira, 1 de março de 2013

Uma praça que se foi

Sr. José Hamilton Caldas, historiador, autor do livro Pedralva: Terra Amada, criador do brasão de nossa cidade, é filho do saudoso retratista Joaquim Caldas, o Joaquim da Dona, e por isso possui um vasto acervo de fotografias antigas, verdadeiras relíquias que contam a história de uma Pedralva bem diferente dos dias atuais.

Ele postou, no Facebook, esta foto da antiga Praça Wenceslau Braz, situada em frente à então Escola Estadual "Coronel Gaspar". Segundo o Sr. José Hamilton, ela foi construída na gestão do prefeito José de Oliveira Lopes (Zequinha Vicente) entre 1948 e 1950. Entretanto, por motivos pelos quais eu desconheço, este belo aconchegante lugar foi desativado na gestão do prefeito Dr. Jorge Bacha (1951 a 1954).

Antiga Praça Wenceslau Braz em frente à então Escola Estadual "Coronel Gaspar"

Lembro-me deste lugar sem bancos e calçamento, apenas um vasto chão de terra durante os anos 80. Nesta época, as tradicionais festas com barracas eram realizadas neste local.
No fim da década de 80, este espaço situado no Centro da cidade, tornou-se inacessível para a população - quando foi cercado - para servir como parque recreativo da vizinha escola pública. 
É inacreditável, mas a foto abaixo mostra exatamente o mesmo lugar da fotografia acima.

Praça Wenceslau Braz e Escola Municipal Coronel Gaspar (atrás das árvores)

Este foi mais um patrimônio perdido por causa de uma administração pública inconsequente que poderia perfeitamente combinar a recreação da escola com a praça disponível para toda a população. Afinal, Pedralva necessita de mais praças com árvores onde os moradores e visitantes possam usufruir da beleza, do aconchego e da vida interiorana que, pouco a pouco, perdeu-se com a extinção das conversas no banco do jardim.


Veja também:

2 comentários:

  1. Adorei o texto e a informação.
    Espero que o prefeito atual reative a praça.
    Tudo é possível aos homens de boa vontade.
    A reportagem do casarão que se foi também é impressionante.
    É importante cuidar do patrimônio histórico de uma cidade.

    André Carretoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André,
      Pena que essa boa vontade não passou por aqui nos últimos anos.
      Infelizmente, outros patrimônios foram perdidos e vou lembrá-los para que a população cuide e mantenha aqueles que ainda restaram.
      O brigada pela visita e pelo comentário.

      Mônica

      Excluir