O carnaval de Pedralva sempre foi uma atração a parte com os tradicionais blocos, a animação dos foliões, o som ao vivo na Praça da Matriz, as fantasias elaboradas, as ruas do centro da cidade totalmente ocupadas com a multidão de pedralvenses e visitantes prestigiando a festa.
Entretanto, ao longo dos anos, o carnaval da cidade não sofrera tantas modificações do ponto de vista da promoção da festa: a prefeitura escolhe uma banda para animar os foliões, constrói um palco ao lado da Praça Carneiro de Rezende, faz a decoração temática do local e está feito o carnaval de Pedralva.
No dia 24 de novembro, houve uma reunião com o prefeito Luizinho para definir algumas modificações na promoção do carnaval de 2012. Estavam presentes alguns representantes dos diversos segmentos relacionados à festa. O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) fará uma parceria com o Departamento de Turismo e Cultura para promover o evento. Uma sugestão de orçamento foi apresentada cujo valor é bem inferior se comparado aos carnavais anteriores.
Outro ponto bastante discutido foi a valorização da cultura de Pedralva e a promoção da identidade do carnaval. Foram citados exemplos de cidades como São Luiz do Paraitinga que atrai muitos turistas devido ao estilo peculiar da festa.
O prefeito Luizinho sabiamente concordou com as mudanças propostas e vai contratar os músicos de Pedralva para animar a festa. Foi uma decisão inédita e inteligente, já que haverá um maior aproveitamento dos recursos financeiros aliado a um carnaval com a cara de Pedralva, trazendo mais turistas para apreciar o evento. Parabéns ao prefeito Luizinho!
Com a decisão tomada, no carnaval de 2012 haverá mudanças para valorizar o que Pedralva tem de melhor: os seus artistas. Ao todo serão 22 integrantes, incluindo dançarinos, que vão promover a festa mantendo o repertório variado e a qualidade do evento. O local do palco também será modificado para liberar a passagem dos blocos através das ruas do centro da cidade, a fim de valorizar o trabalho de quem passa o ano inteiro confeccionando as fantasias e os adereços para abrilhantar a festa do Rei Momo.
"Foi a vitória do bom senso!" disse Ailton Bustamante Abreu, presidente da Transparência Pedralva. "Quanto aos músicos, eu garanto!" afirmou Diovani Bustamante, um dos responsáveis pela formação da banda.
Bom senso é valorizar as suas raízes, melhorar sem onerar o orçamento e promover uma grande festa como nos tempos dos blocos Unidos por Acaso e Coisa Nossa, que de tão grandiosa até hoje é lembrada. Bom senso é agradar as várias classes sociais e fazer com que os visitantes sintam vontade de retornar no carnaval do próximo ano.
O carnaval de 2012 será o início de uma Pedralva mais unida, disposta a arregaçar as mangas para se reinventar e se valorizar, porque talento é o que não falta nesta cidade.